Clonagem, transgênicos e células-tronco
Transgênico é sinônimo para a expressão "Organismo Geneticamente Modificado" (OGM). É um organismo que recebeu um gene de outro organismo doador. Essa alteração no seu DNA permite que mostre uma característica que não tinha antes. Na natureza, sempre ocorreram (e ainda ocorrem) alterações ou mutações naturais.
Os genes contêm as informações que definem as características naturais dos organismos, como a cor dos olhos de uma pessoa ou o perfume de uma flor.
Células-Tronco
Essas estruturas são células especializadas dotadas de uma considerável capacidade de se diferenciar em diversos tipos celulares especializados no organismo. Elas constituem a fonte primordial de todas as outras células no corpo, desempenhando um papel crucial nos processos de desenvolvimento, crescimento, reparo e renovação dos tecidos.
As células-tronco são utilizadas tanto no âmbito da saúde animal como humana. Para os animais, elas são amplamente aplicadas no Brasil e no mundo para o tratamento de diversos quadros clínicos, tendo o uso de células-tronco mesenquimais como preferencial.
No entanto, para a saúde humana, o uso de células-tronco continua sendo limitado, dependendo do entendimento e regulamentação de cada país. É o que explica Leonardo Tondello, doutor em Biotecnologia e pesquisador do Núcleo de Biologia Experimental (Nubex) da Universidade de Fortaleza — instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz.
Comentários
Postar um comentário