O papel da biotecnologia na indústria de alimentos e bebidas

A biotecnologia é a ciência associada ao estudo e ao desenvolvimento de organismos que são modificados geneticamente para finalidades produtivas. Embora o conceito tenha sido formulado no século 20, o uso desse conhecimento na produção de alimentos é bastante remoto.

Na Antiguidade, por exemplo, microrganismos já eram utilizados na preparação de alimentos e bebidas. Mais tarde, no século XII, surgiu a destilação do álcool. No século XVII, veio o cultivo de fungos na França. Porém, a primeira planta modificada geneticamente data somente de 1981.

Embora o uso de organismos vivos para preparar alimentos seja antigo, a biotecnologia hoje representa um avanço incomparável com as técnicas empregadas séculos atrás. Com a aprovação da Lei de Biossegurança, em 2005, houve um aumento significativo das tecnologias geneticamente modificadas.

Essa é, sem dúvida, uma ótima notícia. Afinal, a biotecnologia na indústria alimentícia beneficia não apenas o setor produtivo, mas a todos — fornecedores e consumidores finais. Abaixo, listamos os principais impactos e as vantagens das tecnologias utilizadas para modificar geneticamente os alimentos. 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Relação Dos Povos Com A Evolução Da Genética E Biotecnologia

Evidências Moleculares Da Evolução

Nicho Ecológico